O que é Acetilcisteína Injetavel?
Este é um medicamento indicado quando se tem dificuldade para expectorar e há muita secreção densa e viscosa, tais como bronquite aguda, bronquite crônica e suas exacerbações (piora do quadro clínico e complicações), enfisema pulmonar (doença crônica caracterizada pelo comprometimento dos pulmões), pneumonia (inflamação nos pulmões e brônquios), atelectasias pulmonares (fechamento dos brônquios), mucoviscidose (doença hereditária que produz muco espesso, também conhecida por fibrose cística). Também é indicado para intoxicação acidental ou voluntária por paracetamol.
A Acetilcisteína é um medicamento indicado para a fluidificação e eliminação das secreções brônquicas e facilitar a expectoração em doenças broncopulmonares agudas e crônicas, tais como bronquite aguda e crônica, bronquiectasia, pneumonia, atelectasia, enfisema e fibrose cística. Ela também é utilizada como antídoto na intoxicação por acetaminofeno (paracetamol). A Acetilcisteína funciona como um agente mucolítico, que ajuda a tornar o muco menos viscoso, facilitando sua remoção das vias respiratórias.
Como o Acetilcisteína Injetável funciona?
A acetilcisteína é um medicamento que ajuda a eliminar as secreções produzidas nos pulmões, facilitando a respiração.
A acetilcisteína modifica as características da secreção respiratória (muco) reduzindo sua consistência e elasticidade, tornando-a mais fluida ou mais liquefeita, o que facilita a sua eliminação das vias respiratórias. A acetilcisteína funciona ainda como antídoto de danos hepáticos provocados pelo paracetamol, regenerando os estoques de uma substância vital para a função normal do fígado (a glutationa).
Quais as contraindicações do Acetilcisteína Injetável?
Este medicamentoé contraindicado para pacientes alérgicos à acetilcisteína e/ou demais componentes de sua formulação.
Este medicamento é contraindicado para uso por crianças menores de 2 anos exceto para uso endovenoso.
O que eu devo fazer quando esquecer de usar o Acetilcisteína Injetável?
Se você deixou de fazer uma inalação ou aplicação, deverá fazê-la o quanto antes, e fazer a ina lação ou aplicação seguinte como de costume, isto é, na hora regular e sem dobrar a dose.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Reações Adversas: Hipersensibilidade, broncoespasmo (chiado no peito), rinorreia, estomatite (inflamação da cavidade bucal), vômito, náusea, urticária (placas avermelhadas na pele), rash (erupção cutânea) e prurido (coceira)